Lucas do Rio Verde/MT - 19/09/2026 6:02 pm

Compartilhe nas redes sociais

Guarda Civil reage após homem avançar com facão e ocorrência termina em morte

Um homem ainda não identificado morreu por volta das 6h deste sábado (19), após uma ocorrência envolvendo agentes da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde. O caso começou nas proximidades da Rua Catuípe, no bairro Cidade Nova, e terminou próximo ao Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Segundo informações repassadas pela Guarda Civil, os agentes estavam em deslocamento para uma missão de apoio à Secretaria Municipal de Saúde quando foram informados por um motociclista de que havia um homem transtornado, armado com um facão e avançando contra pessoas que passavam pelo local.

A guarnição localizou o homem na região da Avenida Mato Grosso do Sul e iniciou uma tentativa de diálogo para que ele deixasse o facão. Conforme o relato, os agentes também utilizaram spray de pimenta na tentativa de interromper a ação e conter o homem.

O CenárioMT acompanha diariamente acidentes, interdições, fiscalizações, operações integradas e ações da PRF nas principais BRs do estado.
Mesmo com a abordagem, o suspeito teria continuado caminhando em direção à região do hospital, enquanto era acompanhado pelos guardas, que continuavam determinando que ele largasse o facão.

Diante da resistência, os agentes passaram a utilizar munição de elastômero, conhecida popularmente como “bala de borracha”, considerada de menor potencial ofensivo. Segundo a Guarda Civil, foram efetuados vários disparos, mas o homem não teria se rendido.

Ainda conforme o relato dos agentes, o homem teria avançado contra a guarnição portando o facão e chegado a ameaçar atingir um dos guardas. Diante da situação, foram efetuados disparos de arma de fogo.

O homem foi atingido e morreu no local. A identidade dele ainda não foi divulgada.

A Polícia Técnica está no local para os procedimentos de perícia. A dinâmica da ocorrência deverá ser apurada pelas autoridades, que também devem elaborar o boletim de ocorrência e aguardar os laudos periciais para esclarecer as circunstâncias da morte.

As informações apresentadas até o momento são preliminares e têm como base o relato repassado pela Guarda Civil Municipal. (com João Ricardo)

[dt_post_views]