As atividades esportivas coordenadas pela Secretaria de Esporte e Lazer, envolveram um total de aproximadamente 9.270 atendimentos semanais no Programa Viva Lucas em 2024. As atividades vão desde as escolinhas, às praças e também espaços como ginásios do município.
O saldo contabilizado pela pasta de Esporte e Lazer é nas modalidades individuais, coletivas, atividades de dança, funcional e hidroginástica, totalizando 17 modalidades esportivas ofertadas em Lucas do Rio Verde.
Ao longo do ano, as escolinhas atenderam um total de 3.369 alunos, da faixa etária de 04 a 17 anos e adultos que frequentam as aulas no período vespertino e noturno principalmente. O investimento em atividade física representa menor procura por serviços de saúde e redução de uso de medicamentos. Além disso, a maior vantagem da programação esportiva é o ganho que a população tem em saúde mental.
A Secretaria de Esporte e Lazer registrou no ano de 2024, mais de 90 eventos esportivos no município, entre atividades realizadas pela pasta, apoio e colaboração em eventos promovidos por instituições e associações privadas.
Os atletas que representam o município, puderam participar ao longo do ano, com incentivo da Administração Municipal, de competições regionais, estaduais, nacionais e até fora do país, garantido experiência em praticar o esporte ao lado dos melhores competidores nacionais e internacionais, a exemplo do BMX, Badminton, voleibol e outras modalidades.
Os números também refletem o investimento que o Município faz no esporte, por meio do Bolsa Atleta, que atende 127 atletas luverdenses, com um valor mensal de até R$ 200,00, o que totaliza ao longo do ano R$ 364 mil.
Na avaliação da coordenadora das escolinhas esportivas, Sara Aline Uhlmann, o envolvimento e participação dos professores, estagiários e demais profissionais da educação física, faz toda diferença nos números conquistados ao longo do ano.