A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, em parceria com a Fundação Sicredi, vem desenvolvendo nas escolas municipais o Programa das Cooperativas Escolares. A iniciativa possibilita que mais de 160 estudantes aprendam os princípios do cooperativismo e desenvolvam competências como empreendedorismo, inclusão social, educação financeira e liderança.
A partir do programa os alunos de uma unidade de ensino podem se unir, voluntariamente, no contraturno, para constituir uma Cooperativa Escolar. Essa nada mais é que uma associação de estudantes, mediada por um professor orientador, que desenvolve atividades educativas, sociais e culturais.
Atualmente, a rede municipal conta com cinco cooperativas escolares: CeciCoop, da Escola Municipal Cecília Meireles; CooperEça, da Eça de Queirós; CooperLino, da Fredolino Vieira Barros; Coração Valente, da São Cristóvão e OlavoCoop, da Olavo Bilac.
Dentre as atividades desenvolvidas estão projetos sociais, como a Campanha do Agasalho, palestras de conscientização e trilhas de aprendizagem. Além disso, os alunos exercitam o espírito empreendedor por meio de ações como o “Correio da Alegria” e a venda de docinhos nas festas juninas, entre outras iniciativas. Os recursos arrecadados são revertidos em benefício dos estudantes associados.
Entre os dias 20 e 27 de outubro, os associados das cooperativas escolares se reuniram nas Assembleias Gerais Ordinárias, realizadas na Sede da Cooperativa Sicredi Ouro Verde, para apresentar as ações realizadas ao longo do ano, além de eleger o próximo Conselho de Administração, que fará a gestão da cooperativa no próximo ano.