O Campeonato Mato-grossense terá menos de dez times pela primeira vez em mais de uma década. A situação ocorre por conta da desistência do Cáceres, fazendo com que o Estadual de 2025 tenha nove participantes.
A última vez que um caso semelhante ocorreu foi em 2014. Naquela edição, eram 11 equipes previstas na disputa, mas Sorriso e Vila Aurora abdicaram das vagas.
Desde então, o Mato-grossense sempre alternou entre dez e 11 concorrentes ao título. Outras desistências foram registradas ao longo destes anos, mas o número nunca havia ficado abaixo disso.
Atual campeão da Segunda Divisão do Mato-grossense, o Cáceres havia confirmado a presença inicialmente, mas voltou atrás e alegou problemas financeiros para ficar de fora. Fundado em 2021, o clube faria a estreia na elite do estado.
Os times garantidos na próxima edição são Academia, Cuiabá, Luverdense, Mixto, Nova Mutum, Operário Várzea-grandense, Primavera, Sport Sinop e União de Rondonópolis.
O Cuiabá, é o atual tetracampeão e defende os títulos em sequência. Promovido do patamar de acesso, o Sport Sinop será a novidade.
O Mato-grossense 2025 começa no dia 11 de janeiro. As finais serão realizadas na segunda quinzena de março.