Lucas do Rio Verde/MT - 30/04/2025 8:46 am

Compartilhe nas redes sociais

Amanhã, sábado tem Dia “D” de imunização contra a gripe e atualização da carteira de vacinação

Neste sábado (12), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cerrado e Bandeirantes estarão abertas para a vacinação contra a gripe (Influenza). O Dia “D” de imunização também é a oportunidade para a população atualizar a carteirinha.
Por determinação do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, a vacina está disponível apenas para os grupos prioritários, que incluem crianças de 06 meses a 05 anos de idade, gestantes, idosos, pessoas com deficiência, doenças crônicas e trabalhadores de setores específicos.
A supervisora da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde, Cláudia Engelmann explica que a vacina contra a gripe é anual e todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem ser imunizados.
As doses estão disponíveis, gratuitamente, em todas as unidades de saúde desde a última segunda-feira (07). A vacina protege os pacientes contra as cepas circulantes da Influenza A, H1N1 e H3N2 e Influenza B.
Segundo a supervisora, o objetivo da vacina contra a gripe é evitar ou, pelo menos, reduzir o número de casos de agravamento e internações que podem levar a óbito, principalmente, entre as pessoas mais vulneráveis.
O município de Lucas do Rio Verde recebeu pouco mais de 23 mil doses. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, é imunizar aproximadamente 20 mil pessoas, cerca de 90% do público-alvo, crianças, gestantes e idosos.
Além da imunização contra a gripe, a população também poderá atualizar a carteira de vacinação. Basta comparecer a uma unidade de saúde, apresentando um documento com foto e o cartão de vacinação.
UBSs Cerrado e Bandeirantes, abertas, excepcionalmente, neste sábado (12), das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.
UBS Tessele Junior, aberta aos sábados e domingos, das 13h às 18h.
Grupos prioritários – (necessária a apresentação de comprovante de prioridade)
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Idosos com 60 anos ou mais
Gestantes
Puérperas – mulheres até 45 dias após o parto
Pessoas com comorbidades/ doenças crônicas
Pessoas com deficiência permanente
Trabalhadores da Saúde e Educação
Profissionais das forças de segurança e de salvamento
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
Trabalhadores dos Correios
Indígenas vivendo fora de terra indígena

[dt_post_views]