Consórcio tenta comprar 202 mil doses de vacinas contra Covid para Sinop, Sorriso, Lucas e outras

A carta de intenção para aquisição de 202 mil doses da vacina Sputnik V foi elaborada, ontem, pelo Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires e encaminhada a empresa distribuidora do imunizante no Brasil. Integram o consórcio Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera.

Consta no documento que que o consórcio solicitou à empresa que envie a proposta comercial e condições para o fornecimento da vacina russa. Ainda é destacado, que o interesse na aquisição do imunizante é exclusivamente para a vacinação da população e não para fins de revenda.

A Sputnik também tem aplicação em duas doses, como a Coronavac e AstraZeneca que já vem sendo aplicadas. O intervalo da vacina russa é de 21 dias, e cada dose tem valor estimado em 8,75 dólares (R$ 49,87 na cotação de hoje). A busca pela aquisição leva em consideração a aprovação pelo Supremo Tribunal Federal para compra direta por parte dos estados e municípios, bem como a medida provisória que prevê a dispensa de licitação e têm regras mais flexíveis para os contratos.