Idosos beneficiários do BPC devem fazer atualização cadastral até dezembro

Publicado em 09 de novembro de 2017 às 10h:33

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), está realizando a atualização dos cadastros dos idosos contemplados com Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único.

Todos os idosos beneficiários do BPC devem fazer a atualização até o dia 31 de dezembro de 2017. Esta ação é uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e prevê a suspensão do benefício no próximo ano para quem não estiver com os dados atualizados no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marcia Bergamann, em Lucas do Rio Verde cerca de 400 idosos recebem o benefício. “Das pessoas cadastradas, aproximadamente 70 idosos ainda não compareceram para atualizar as informações. Estamos trabalhando há alguns meses para que todos façam a atualização no Cadastro Único para que ninguém tenha o benefício bloqueado”.

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso a partir de 65 anos de idade, que não contribuem com a Previdência Social (INSS), não possuam meios de prover a própria manutenção e nem de serem providos pela família.

Para realizar o cadastro ou atualizá-lo, é preciso comparecer ao Cras com os documentos de todos os membros da família. Documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento dos menores de idade sem documento), comprovantes de renda de todos (Carteira de Trabalho, contracheque, extrato de pagamento/declaração de benefício do INSS ou outro regimento de Previdência) e comprovante de residência atual (documento oficial ou recibo de contas de energia, água, telefone ou carnê de IPTU; ou cartão Unidade de Saúde).

O Cras fica localizado na Avenida Bahia, n. 236 S, bairro Jardim das Palmeiras. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.